Dúvidas Frequentes

Nem todo exame de sangue necessita de jejum, como por exemplo HEMOGRAMA, TESTE DE GRAVIDEZ, TSH, SOROLOGIAS PARA HEPATITES A, B e C entre outros, porém existem exames que necessitam de jejum de 4, 8 ou 12 horas. Cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o maior grau de confiabilidade dos resultados. É importante se informar junto ao laboratório sobre o preparo necessário para os exames solicitados pelo médico.

A água não interfere no jejum. Os medicamentos só podem ser suspensos caso o médico solicite, porém devem ser informados ao laboratório.

O hematoma pode acontecer sim, ele nada mais é do que o extravasamento do sangue, existem alguns motivos para que isso aconteça:

  • Veias frágeis e finas
  • Uso de anticoagulante
  • Não comprimir o local por 5 minutos após a coleta
  • Dobrar o braço após a coleta
  • Carregar peso após a coleta

Saiba mais

Para alguns exames como: PSA, PROLACTINA, ESPERMOGRAMA, SECREÇÕES VAGINAIS é necessário que o cliente se abstenha por um período, que poder ser de 12 a 48 horas dependendo do exame.

Os exames podem ser realizados, porém é importante que a cliente informe ao laboratório que está no período menstrual. Para o exame de urina deve ser realizado somente se for urgente pois pode sofrer alterações e deve ser feito o uso do tampão vaginal para realização da coleta.

O contraste normalmente interfere nos resultados, é indicado que o cliente aguarde 72 horas para a realização dos mesmos.

Alguns exames podem sofrer alteração após atividades físicas como por exemplo o CK, ÁCIDO LÁTICO que são enzimas musculares. Se você prática exercícios físicos regularmente, informe ao laboratório.

A ingestão de bebida alcoólica pode causar alteração em alguns exames portanto recomendamos que o cliente se abstenha nas 24 horas que antecedem os exames.

O fumo pode alterar os resultados de alguns exames, recomendamos que não fume no dia da coleta.

Em qualquer dessas condições os exames podem ser coletados, até porque o médico pode estar solicitando justamente para esse fim. Lembrando que é muito importante relatar os sintomas e as medicações em uso.

A amostra pode ser da primeira urina da manhã ou com retenção urinária de 2 horas, nesse caso a coleta pode ser feita em casa ou no laboratório, disponibilizamos os frascos para sua comodidade. Lembrando a importância da higiene íntima antes da coleta e sempre desprezar o primeiro jato para que não ocorra contaminação da amostra.

Open chat