CORONAVÍRUS – Descubra a diferença entre as técnicas de detecção

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O EXAME POR PCR PARA CORONAVÍRUS é um exame de biologia molecular para detecção de coronavírus desde os primeiros dias de infecção até o 8º dia. O método PCR-RT (reação na cadeia da polimerase em tempo real) consiste na coleta de secreções do nariz e garganta, permitindo a detecção com altíssima sensibilidade (até 96,4%). Resultado em 1 dia útil.

TESTE RÁPIDO ANTÍGENO, por imunocromatografia, detecta o antígeno viral “Proteína N” (SARS-COV-2), é um exame de triagem que auxilia no diagnóstico inicial da infecção por Coronavírus. É indicado desde o primeiro dia de sintomas ou contato com indivíduo infectado até o sétimo dia. Resultado para o mesmo dia da coleta.

O TESTE RÁPIDO SOROLÓGICO é um teste qualitativo realizado pelo sangue e detecta a presença de anticorpos IgM e IgG contra o vírus e por isso é recomendado que seja realizado após 14 dias do início dos sintomas ou após a exposição ao risco de contaminação, para evitar Falso Negativo. Resultado para o mesmo dia da coleta.

A SOROLOGIA PARA COVID-19 (IGM/IGG) detecta a presença quantitativa de anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao novo Coronavírus (SARS-CoV-2). O exame é realizado pela metodologia de quimioluminescência que apresenta maior sensibilidade quando comparado a um teste rápido. Como é um teste de anticorpos possuem maior sensibilidade após o 8º dia de início dos sintomas. Resultado em 5 dias úteis.

A SOROLOGIA ANTICORPOS TOTAIS por eletroquimioluminescência tem uma sensibilidade e especifidade maior que 99%. Com essa metodologia é possível identificar os anticorpos específicos para Sars-CoV-2 (IgG/IgM). É indicado para assintomáticos e sintomáticos a partir do 14º dia após o ínicio dos sintomas, com grau de confiabilidade maior que o teste rápido (imunocromatográfico), até então utilizado para saber se a pessoa já teve contato com o Coronavírus. Resultado para o mesmo dia da coleta.

O ANTI-SARS-CoV-2-S, (Anticorpos contra o domínio de ligação ao receptor (RBD) da proteína Spike (S), o exame avalia a presença de anticorpos totais maduros e potencialmente neutralizantes após-vacinação (Astrazeneca, Coronavac, Pfizer, Moderna, Sputnik V, Covaxin). O exame pode ser realizado a partir do 14º dia após 2ª dose da vacina. Resultado em 1 dia útil

O ANTICORPOS NEUTRALIZANTES avalia a capacidade dos anticorpos da amostra neutralizarem a ligação do vírus com um receptor celular. Diferente dos demais testes sorológicos, que apenas avaliam a presença de anticorpos, o teste de Anticorpos Neutralizantes avalia sua capacidade de neutralização a ação do vírus. É indicado para quem já teve contato com o vírus e quer saber se apresenta anticorpos que neutralizem o SARS-CoV-2 ou após a vacinação, porém, ainda não nos permite dizer se um indivíduo está livre e protegido da doença ou da transmissão do vírus, sendo necessário mais estudos sobre o tema. A coleta pode ser realizada após 21 dias pós-infecção ou 2ª dose da vacina. Resultado em 5 dias úteis

Para saber valores ou cobertura desses exames pelo seu convênio, entre em contato com a nossa central de atendimento: (19) 3727-3393 CAC/Whatsapp.

RELACIONADOS

Open chat